A importância de Agradecer

“A Gratidão: o segredo para se alcançar tudo o que se deseja.”

em, O Manual de Gestão de Stress

 

Esta é a partilha de uma reflexão ao fazer o Manual de Gestão de Stress – um programa que me foi, e é, extremamente útil nestes tempos de mudança, que me tem proporcionado as ferramentas que preciso para construir a vida que sempre desejei.

 

Encontro diariamente muitas pessoas que têm vidas miseráveis, se queixam e lamentam, sentem-se frustradas e abandonadas pelo mundo. Tudo lhes corre mal, até o tempo está contra elas…

É interessante saber que somos nós que criamos tudo isso na nossa vida, aliás, como eu referi, é assim que elas se sentem… O Universo responde exactamente ao que sentimos.

“Mas se a minha vida está de pernas para o ar, como me vou sentir bem?”

A vida está exactamente de pernas para o ar devido a como nos sentimos, e não o contrário.

“Então vou fazer o quê, fazer vista grossa a tudo que se passa na minha vida e fingir que está tudo bem?”

De certeza que qualquer pessoa, seja qual fôr a realidade que está a experimentar, tem tanto que agradecer: por exemplo, o facto de estar viva e estar a experienciar esta manifestação material, já é uma bênção.

Depois vêm os pequenos pormenores que normalmente não damos valor, pois estamos demasiado egocentrados, e achamos que só devemos agradecer as coisas grandes! Mas na realidade elas são pequenas grandes coisas: o fato de termos agua canalizada, e podermos escolher a temperatura que quisermos, há hora que quisermos… A luz eléctrica, que neste momento governa tudo em nossas casas, desde a iluminação até ao aquecimento. Normalmente só damos conta do valor delas quando falta a luz, ou a agua…

O computador, uma ferramenta extraordinária. A internet, que de forma instantânea nos põe em contacto com todos os cantos do mundo. E tantas outras coisas – o nosso dia-a-dia está repleto de bênçãos – pequenas coisas que nos trazem conforto, bem-estar, qualidade de vida.

O facto de termos todos mais um dia, mais uma oportunidade para fazer as coisas de forma diferente, e mudarmos tudo na nossa vida.

Nós sempre podemos escolher ver da forma que quisermos – podemos olhar uma faca e dizer que ela serve para matar, ou então, que serve para fazer o melhor cozinhado que já provámos! É sempre escolha nossa utilizar o que o Universo nos oferece diariamente de uma forma proveitosa para nós, ou não.

 

” ao manteres uma atitude mental de gratidão, entras em sintonia com a fonte de onde as bênçãos provêm”

em, O Manual de Gestão de Stress

Elisabete Milheiro