Alho

Allium sativum

Combate Infeções

Pesquisas in vitro revelaram que o alho e alguns dos seus componentes combatem grande variedade de microorganismos causadores de doença, nomeadamente certas estirpes de vírus gripais. O alho ajuda ainda a combater a constipação e a gripe ao estimular o sistema imunitário. Em tratamento profilático, ajuda a evitar o aparecimento de constipações.

Dosagem

Para tratar infeções, coma até dois dentes de alho fresco por dia. Pique-os e deixe-os repousar 5 a 10 minutos, antes de os utilizar numa preparação culinária, para permitir a formação de alicina, seu principal componente ativo. Em tratamento profilatico, coma até 3 dentes de alho por semana, ou um extrato com teor normalizado de aliina ou de alicina, de acordo com as instruções da embalagem.

Precauções

  • As pessoas que tomem medicamentos para fluidificar o sangue ou para a tensão arterial não devem usar alho. A utilização desta planta deve ser interrompida, pelo menos, duas semanas antes de uma cirurgia.
  • O alho pode causar ligeiras perturbações gástricas em algumas pessoas.
  • Com exepção das quantidades de alho habitualmente ulilizadas na culinária, as mulheres grávidas ou a amamentar só devem utilizar a planta referida sob vigilância médica.

Fonte: O GRANDE LIVRO DAS PLANTAS editora Selecções