Amor-perfeito-bravo

Amor-perfeito-bravo no jardim

Viola tricolor. Violáceas

Partes usadas: flores (culinária)

O Portal Dourado

O amor-perfeito-bravo é uma anual ou vivaz de vida curta de crescimento rasteiro. Esta planta floresce generosamente na Primavera e no Verão. É um dos progenitores do moderno amor-perfeito. As suas pequenas flores assemelham-se às desta bonita planta, sendo o seu padrão de cores muito diversificado. Tem geralmente um esporão e pétalas superiores, enquanto as restantes três pétalas apresentam cores variadas: púrpura, branco e amarelo, com o característico efeito de «bigodes de gato». As folhas são obovadas e Irregularmente dentadas. Às flores seguem-se cápsulas de três valvas, que encerram sementes castanhas e redondas densamente dispostas.

Variedades: a variedade ‘Helen Mount’ é uma vivaz de vida curta com flores ricamente coloridas de púrpura, alfazema e amarelo.

Onde cultivar: o amor-perfeito-bravo prefere local húmido e fresco, sol ou sombra filtrada e solo ligeiramente ácido.

Propagação: cultive as plantas a partir da semente na Primavera e transplante-as no Outono. Pode também semeá-las directamente no jardim.

Cuidados: uma poda ligeira no Verão encorajará a floração no Outono. É resistente à geada.

Pragas e doenças: tem poucos problemas.

Colheita e conservação: para fins culinários, apanhe as flores frescas em qualquer altura. As partes aéreas da planta são colhidas para uso medicinal quando em plena floração. Para secar as plantas, pendure-as Invertidas num local arejado, abrigadas da luz solar directa.

 

Salada em flôr

As flores do amor-perfeito-bravo são comestíveis e ideais para lindas saladas. Misture vários legumes de folha verde para salada com flores de amor-perfeito-bravo (sem as folhas e os talos), borragem, monarda, rúcula ou maravilhas.