ARNICA

Arnica

Arnica montana. Compostas

 

Há cerca de 30 espécies de Arnica, todas elas vivazes e propagáveis por rizomas. Com as suas alegres flores amarelas, a arnica é há muito tempo usada em luxações e contusões, assim como em tratamentos homeopáticos.

 

Outros nomes comuns: quina-dos-pobres, tabaco-dos-vosgos

Parte usada: flores

 

No jardim

A Arnica montana é uma planta vivaz resistente que forma uma roseta basal de folhas aromáticas. Do fim da Primavera até ao final do Verão, produz caules que podem atingir 60 cm de altura e são coroados por uma única flor dourada, semelhante à margarida.

 

Variedades:

A maioria das espécies de arnica é nativa das áreas subalpinas. A arnica-europeia (A. montana), também conhecida como tabaco-dos-vosgos, provém de uma região que vai desde o Norte da Península Ibérica até à Escandinávia. O seu habitat natural são os prados pouco férteis até uma altitude de cerca de 3000 m. Como a Arnica montana está a tornar-se rara, devido à sua apanha intensiva e à invasão dos terrenos agrícolas, é actualmente protegida em numerosas regiões. Em consequência, a A. chamissonis, espécie americana com propriedades semelhantes, toma por vezes o seu lugar nos tratamentos naturais.

 

Onde cultivar:

A arnica requer clima fresco e total exposição solar, assim como solo de pH ligeiramente ácido a alcalino, mas bem drenado. Em áreas com Invernos chuvosos, cultive-a em canteiros elevados a fim de evitar os ataques de fungos.

 

Propagação:

Pode cultivar a arnica a partir da semente, mas precisará de um período de frio húmido. Em climas com Invernos frios, plante a semente no exterior, no Outono. Em áreas de Inverno moderado, estratifique as sementes, misturando-as com vermiculite húmida ou com areia estéril. Sele-as num saco de plástico e coloque-as no frigorífico durante cerca de 12 semanas antes de as plantar. Na Primavera, propague as plantas maduras por divisão.

 

Cuidados:

A arnica cresce devagar e ressente-se da competição com as plantas que a rodeiam. Cubra-a com uma camada de terra vegetal e faça a monda regularmente, ou proteja-a com um tapete contra as ervas daninhas.

 

Pragas e doenças:

Em Invernos chuvosos podem surgir fungos.

 

Colheita e conservação:

Apanhe as flores quando estiverem abertas e seque-as.