Azeite de Alecrim

 

Azeite de Alecrim

 

  • 2 ou 3 pés grandes de alecrim fresco
  • 3 dentes de alho
  • 3 folhas de louro fresco
  • 5 dl de azeite
  1. Esmague levemente o alecrim, o alho e as folhas de louro com a lâmina da faca deitada. Coloque as ervas numa Portal Douradogarrafa de 5 dl limpa e cubra com o azeite.
  2. Reserve durante 2 a 3 dias, para que os aromas se desenvolvam. Guarde num local escuro e fresco. Use com carne de porco e de borrego.

RENDE 5 DL

Preparação 10 minutos, mais 2 a 3 dias de infusão

Notas adicionais:

Guia das Ervas aromáticas

Quanto mais robusta for a erva, mais aromático será o azeite ou o óleo. Experimente usar manjerona, orégãos, malaguetas, alho, cerefólio, coentros ou hortelã. Limpe muito bem as folhas para retirar quaisquer vestígios de pesticidas.

 

Instrumentos de Trabalho: A musselina é um tecido de algodão com uma trama muito fina. Pode ser usada como um coador, permitindo que o líquido passe, mas retendo a parte sólida. Vende-se nas lojas de tecidos ou de artigos de cozinha.

 

Um concelho: Para esterilizar as garrafas ou os frascos, lave-os muito bem, juntamente com as tampas, numa saponária de água quente. Use um escovilhão. Passe por água fria, para retirar todos os vestígios de sabão. Coloque os frascos no tabuleiro e leve 45 minutos ao forno aquecido a 100°C. Desligue o forno, mas não retire os frascos enquanto não tiverem arrefecido. Como alternativa, lave-os na máquina, no programa mais quente.

Fonte: O GRANDE LIVRO DAS PLANTAS editora Selecções