Hortelã

Hortelã no Jardim

 

Mentha spicata

Mentha spicata

Hortelã

Mentha spicata

Ostenta inflorescências lilases. Há muitas variedades da hortelã, por exemplo, a ‘Provence Spearmint’, de sabor adocicado. Outras têm aroma a hortelã-pimenta, a fruta e até a alfazema.

 

 

M. spicata var. crispa

M. spicata var. crispa

M. spicata var. crispa

Apresenta folhagem ornamental encrespada com aroma a hortelã. A ‘Kentucky Colonel’ é uma variedade de folha grande e ligeiramente enrugada, muito parecida com a hortelã-comum. A ‘Moroccan’ tem sabor muito adocicado.

 

M. x piperita

M. x piperita

Hortelã-pimenta

M. x piperita

É um híbrido natural, virtualmente estéril, da hortelã-da-água (M. aquatica) e da hortelã (M. spicata). Os clones mais vulgarmente cultivados são o ‘Black’ (var. piperita), cuja inflorescência se assemelha à da hortelã-de-água; o ‘Mitcham’, a melhor selecção de hortelã-pimenta-preta, e a hortelã-pimenta-branca (var. officinalis), com inflorescências semelhantes às da hortelã. Outras variedades interessantes são a deliciosa hortelã ‘Chocolate’ e a ‘Grapefruit’.

 

Hortelã-da-água

Hortelã-da-água

Hortelã-da-água

M. aquatica

Tem forte odor a hortelã-pimenta. A variedade mais conhecida é a ‘Eau de Cologne’ ou ‘Bergamot’, com intenso e perfumado aroma. Toda a planta é verde-escura riscada de púrpura.

 

Mentha x gentilis

Mentha x gentilis

Mentha x gentilis

É um híbrido natural entre a M. arvensis e a hortelã (M. spicata) e apresenta inflorescências compridas com cachos de flores cor de alfazema que surgem nas axilas foliares lanceoladas. Duas variedades a referir são a ‘Red-stemmed Applemint’ (‘Madalene Hill’) e a ‘Ginger’.

 

 

M. suaveolens

M. suaveolens

Hortelã-brava

M. suaveolens

Possui aroma adocicado a fruta e folhas vilosas. É vendida no comércio como hortelã ‘Apple’ ou ‘Pineapple’ (a forma variegada).

 

 

M. pulegium

M. pulegium

Poejo

M. pulegium

É uma rastejante que forma tapetes densos. As suas pequenas folhas dentadas têm poderoso aroma a hortelã e as inflorescências apresentam cachos de flores cor de alfazema. É muito usado na cozinha alentejana.

 

 

x villosa var. alopecuroides

x villosa var. alopecuroides

M. x villosa var. alopecuroides

É uma espécie vigorosa, alta e com folhas grandes ovais e vilosas, muitas vezes comercializada como hortelã ‘Apple’, mas que se distingue desta pelos densos cachos pontiagudos de flores cor de alfazema.

 

M. canadensis

M. canadensis

M. canadensis

Tem um penetrante cheiro a hortelã.

 

 

 

 

M. requinii

M. requinii

M. requinii

É uma ornamental com intenso aroma a hortelã, que forma um revestimento de solo muito denso, de pequenas folhas verde-esmeraldas. É adequada para áreas húmidas e para cultivo em vasos grandes.

 

 

 

Hortelã-vietnamita

Hortelã-vietnamita

Hortelã-vietnamita

Persicaria odorata sin. Polygonum odoratum

É uma planta vivaz de crescimento fácil, ideal para cultivo em vaso numa situação de sombra parcial. Apesar de não ser da família das hortelãs, é denominada hortelã-vietnamita (rau ram) e usada na cozinha asiática. As suas folhas pontiagudas, lanceoladas e opostas são verdes com manchas castanho-escuras e cor de vinho.

 

Onde cultivar

As condições ideais para as hortelãs são solo húmido e rico em matéria orgânica e exposição solar parcial a total.

 

Propagação

Pode facilmente propagar as hortelãs por meio de estacas ou por divisão de plantas.

 

CuidadosPortal Dourado

Se a hortelã se mostrar invasora, cultive-a em vasos grandes e não em canteiros.

 

Pragas e doenças

Algumas hortelãs, sobretudo as variedades da M. spicata, são susceptíveis à ferrugem (Puccinea menthae). O escaravelho da mosca da hortelã pode provocar a queda da folha e o seu amarelecimento; as lagartas podem também ser um problema.

 

Colheita e conservação

As hortelãs secam bem em local arejado e quente, ao abrigo da luz solar directa. Guarde folhas esfareladas num recipiente hermético. Apanhe a folhagem para usar fresca à medida que necessitar.

Fonte: O GRANDE LIVRO DAS PLANTAS editora Selecções.