O que é o Ácido Glutâmico
O ácido glutâmico é um aminoácido não essencial que pode ser sintetizado pelo organismo humano e desempenha um importante papel no sistema nervoso.
Na sua forma livre encontra-se presente na maior parte dos órgãos e tecidos como o tecido músculo-esquelético, no cérebro, rins e fígado.
É o principal neurotransmissor excitatório e encontra-se em 80% dos neurónios do neocórtex, sendo a maior concentração no hipocampo – centro da memória; nos nervos cranianos e em muitas outras áreas do cérebro.
Principais ações biológicas:
Este aminoácido desempenha um papel importante na síntese e degradação das proteínas, nomeadamente na produção da glutationa, no metabolismo energético e no funcionamento do sistema nervoso.
Tem efeitos no mecanismo de determinadas doenças neurodegenerativas, na epilepsia, isquemia neural, ansiedade e depressão.
Está envolvido em diversos processos bioquímicos, como na biossíntese de proteínas e ácidos graxos.
O Ácido Glutâmico e o Sistema Nervoso
O ácido glutâmico desempenha um importante papel no sistema nervoso, através da indução e eliminação na migração, diferenciação e na morte celular.
Regula a plasticidade sináptica, a aprendizagem, a memória, a atividade motora e o desenvolvimento neural.
A sua ação é controlada pelo GABA que é um neurotransmissor inibidor.
Nota:
A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online ou a Saúde Integral.
Pode adquirir Ácido Glutâmico na Loja Online Sementes de Bem-Estar no seguinte link: