Alfazema na Casa
Lavandula sp. Labiadas
Popular em todo o mundo, a alfazema é uma das plantas com o mais vasto leque de utilizações, que lhe valeram a alcunha de «canivete suiço da medicina natural». Fresca ou seca, a alfazema tem muitas aplicações domesticas, sendo o seu óleo essencial usado em ambientadores e produtos de limpeza.
Outro nome comum: lavanda
Parte usada: flores
Para afastar a bicharada, esfarele folhas secas para dentro dos ficheiros de documentos ou nas estantes de livros.
Se só pudessemos escolher uma planta para uso doméstico, a alfazema seria forçosamente a nossa eleita. Para lá da sua bela flôr e do tão apreciado aroma, a alfazema é bactericida, antibiótica, antiviral, anti-séptica, desodorizante e repelente de insectos, o que significa que a podemos usar na sala, na cozinha, na casa de banho, na lavandaria, no quarto das crianças, no pátio, no armário, nas gavetas, nos animais domésticos e até na nossa pele.
O óleo essencial de alfazema é anti-séptico, bactericida e ideal para manchas na pele.
Faça almofadinhas antitraça com as flores e as folhas secas de alfazema – ambas contém um óleo aromático que os insectos detestam.
- Faça infusões de vinagre branco com as flores e as folhas, frescas ou secas, para pulverizar a baixo custo, mas com muita eficácia, todo o tipo de superficies, limpando-as e desinfectando-as.
- Junte umas gotas de óleo essencial de alfazema aos detergentes amigos do ambiente sem aromas, para obter cheiro fresco e natural.
- Humedeça uma bola de algodão e deite-lhe umas gotas de óleo essencial de alfazema. Coloque-a no caixote do lixo ou no saco do aspirador, para eliminar odores desagradáveis.
Fonte: O GRANDE LIVRO DAS PLANTAS editora Selecções