loader image

Alho no Jardim

 

Entre as 700 espécies de alhos e cebolas incluem-se não só as cebolas-de-cabeça, as chalotas, o alho-francês, o alho, o alho-selvagem, o cebolo e o cebolinho, mas ainda formas exóticas, como as do grupo Proliferum (cebola-múltipla e cebola-batata). Muitas destas plantas são tão interessantes que ganharam lugar no jardim. Os alhos e as cebolas são plantas bolbosas ou rizomatosas, com folhas tubulares ocas e umbelas simples de flores em forma de estrela, emergindo de uma bráctea com textura de papel.

Alho no Jardim

 

Alho (Allium satívum): produz caules altos, sinuosamente entrelaçados, e uma cabeça de bolbilhos (bolbos secundários que podem formar novas plantas). Por baixo da terra, forma-se um bolbo com 4 a 14 dentes.

Comercialmente dominam três variedades de alho, o branco, o rosa ou temporão e o roxo ou alho-violeta.

Alho-selvagem (A. triquetrum)

Alho-selvagem

Alho-dos-ursos (A. ursinum): é uma espécie com intenso aroma a alho, sendo usados os bolbilhos e as folhas.

Alho-de-espanha (A. scorodoprasum): desenvolve um grande bolbo basal que compreende vários dentes gigantes.

Alho-selvagem (A. triquetrum):é uma bolbosa de folhas lineares, atraentes flores brancas dispostas em umbelas pendentes e caule triagonal. Possui folhas e bolbos com travo de alho.

 

Onde cultivar

Todas as principais espécies de Allium requerem solo bem lavrado e sem ervas daninhas, boa drenagem e exposição solar total.

Propagação: plante as cebolas por meio da semente ou através de bolbos do primeiro ano. Semeie o cebolinho, o alho-francês e familiares. Propague o alho plantando dentes verticalmente, com a ponta aguçada coberta com 2 cm de terra. Faça-o no Outono ou no princípio do Inverno.

Cuidados: a monda regular é essencial, sobretudo na fase inicial de crescimento. Não regue demasiado.

Pragas e doenças: as principais doenças são o míldio (Peronospora destructor) e a ferrugem. Entre as pragas destacam-se a mosca, as nócuas, a traça e os tripes. O alho é também susceptível aos ataques de nemátodos. Como é um acumulador natural, não use químicos, mas privilegie a luta biológica. Para limpar o solo dos nemátodos, faça um plantio prévio de maravilhas anãs cor de laranja (Tagetes patula).

Colheita e conservação: se cultivar espécies por causa da folhagem aromática, consuma-as frescas. Apanhe as cebolas em qualquer fase. Quando pára de crescer, a rama da cebola e do alho tomba e murcha. Apanhe os bolbos num dia de sol e deixe-os secar alguns dias. Guarde-os num sítio seco e ventilado, para prevenir podridões fúngicas.

 

Fonte: O GRANDE LIVRO DAS PLANTAS editora Selecções

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Partilhar: