loader image

 

As propriedades medicinais da Pilosela

Pilosela (Hieracium Pilosella) – Adstringente, diurética e antibiótica

O uso da pilosela, apesar de remontar à Idade Média, não se encontra muito divulgado, talvez devido a que, uma vez seca, a planta perde as suas virtudes medicinais.

 

Propriedades e indicações:

Contém uma grande quantidade de tanino, que a torna fortemente adstringente; flavonóides; um óleo essencial, de propriedades diuréticas e depurativas; mucilagens, de acção anti-inflamatória; e uma substância cumarínica derivada da umbeliferona; de acção antibiótica. Tem as seguintes indicações:
* Diarreias e disenterias: Detém as defecações sanguinolentas (1).
* Edemas, nefrose (albuminúria), insuficiência renal: Além de aumentar o volume de urina, favorece a eliminação da ureia e desinflama os rins (1).
* Hemorragias: A sua forte acção adstringente faz que, aplicada localmente, detenha as hemorragias nasais (2). Tomado internamente, em infusão, também se usa contra as menstruações excessivas (1).
* Brucelose: Os seus princípios antibióticos actuam selectivamente contra a Brucella mellitensis, bactéria causadora da brucelose ou febre de Malta (1).. Comprovou-se que o gado que pasta nos prados onde abunda a pilosela não sofre de brucelose. Reduz a febre e faz cessar a sudação característica desta doença. Deve ser tomada durante vários meses.

Outros nomes: Pilosela-das-farmácias, pilosela-das-boticas, orelha-de-lebre. Brasil: orelha-de-rato, morugem.
Esp.: vellosilla, pelosilla, pilosela, hierba de la salud, cerrillejo, oreja de ráton. Fr.: piloselle, épiervière, oreille de souris.Ing.: mouse ear [hawkweed], pilosella.
Habitat: Prados e clareiras de bosques de toda a Europa, except pela costa mediterrânica. Difundida pela costa atlântica da América do Norte.
Descrição: Planta vivaz da família das Compostas, com uma roseta de folhas pubescentes na sua base, de cujo centro sai um caule desprovido de folhas, de 10 a 20 cm de altura, terminando num capítulo floral amarelo.

 

Preparação e Emprego:

Uso Interno:
1-Infusão com 50-60 g de planta fresca por litro de água, de que se tomam de 3 a 5 chávenas diárias adoçadas com mel.
Uso externo
2-Tampões nasais: Fazem-se com uma gaze ou algodão embebido na infusão descrita para uso interno, mas mais concentrada (100-150 g por litro).

Nota:A informação contida nesta página não substitui a opinião de um técnico de saúde. Apesar de as propriedades desta planta aliviarem os sintomas, apenas uma mudança de consciência poderá levar à verdadeira recuperação. Sabe mais aqui!

Fonte: http://saude-bemestar-beleza.solucaoperfeita.com/plantas-medicinais-2/as-propriedades-medicinais-da-pilosela/

 

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Partilhar: