As propriedades medicinais da Tília
Tília-prata
Tilleul, fr.
Tilia europaea L.
Conhecem-se várias espécies. A designada por tília-prata caracteriza-se exactamente pelo aspecto das suas folhas. Na página superior apresentam um tom verde-vivo e na página inferior são de uma tonalidade prateada.
Esta árvore nobre cresce lentamente, chegando a alcançar entre 9 e 13 metros de altura. De diâmetro atinge igualmente uma grande dimensão. O tronco é forte e muito direito, com várias ramificações, e quando se reveste de folhas a copa toma uma forma arredondada. As flores agrupam-se em cachos, ao atingirem a plenitude mostram um tom amarelo-dourado e concentram no seu interior um precioso néctar. Todo este conjunto confere-lhe um aspecto magnífico. Nas noites de luar o aroma espalha-se como um manto reconfortante, levando-nos a um estado profundo de interiorização e descanso.
Plantei uma tília-prata junto da rua da Casa da Paz. Passados 5 anos já era uma árvore imponente. Na época da floração, de maio a julho, as abelhas andam numa azáfama desde o nascer da aurora até ao crepúsculo e a sua ladainha e o aroma das flores com a sua acção sedativa criam uma atmosfera propícia ao descanso. A sua sombra é o meu lugar preferido para descansar depois dos longos passeios ou das tarefas rurais.
À sua volta plantei diversas espécies medicinais e aromáticas e, passado mais ou menos um ano, novas plantas surgiram naturalmente graças à boa qualidade do húmus que as folhas caducas proporcionam, ano após ano.
Esta árvore perene dá-nos inúmeros benefícios e quanto mais velha, maior é a sua acção sedativa. Numa época em que estamos sujeitos a constantes agressões que afectam o sistema nervoso, dever-se-ia promover o seu cultivo para o bem da saúde e do ambiente, visto que muitos outros seres sofrem igualmente dos efeitos stressantes do mundo moderno.