asma

O que é a asma?

A asma é uma doença do sistema respiratório, que se manifesta através de um ataque de sufocação que ocorre durante a expiração, que se torna difícil e penosa, ao contrário da inspiração, que é fácil e rápida.

Deficiência de magnésio e asma

O magnésio é responsável por mais de 300 reações enzimáticas e a sua deficiência altera diversos processos do nosso organismo. O sistema respiratório é crucial para o bom funcionamento do corpo humano, porque é através dele que se processa um elemento vital para a vida: o oxigénio. Portanto, a saúde da nossa respiração é essencial para a saúde de todos os sistemas do organismo humano.

Mas será que a deficiência de magnésio poderá desencadear a asma?

Não é novidade que a ação deste mineral é essencial para o sistema respiratório, para o funcionamento dos pulmões e para os processos celulares que permitem o transporte de oxigénio para todo o organismo.

Um estudo de HOSSEINI, S. A. et al., publicado em 2016, sobre os efeitos da suplementação de magnésio no tratamento da asma, concluiu que a suplementação de magnésio melhora a função pulmonar em pacientes com  asma leve e moderada.

No livro “Dietary Reference Intakes for Calcium, Phosphorus, Magnesium, Vitamin D, and Fluoride”, pode ler-se que “Uma baixa ingestão de magnésio está associada a uma função pulmonar prejudicada, hiper-reatividade brônquica e um aumento do risco de sibilância.”

Magnésio como broncodilatador

Segundo Carolyn Dean – autora de O Milagre do magnésio (Ballantine Books, 2007):

“O magnésio tem várias ações anti-asmáticas, por isso é bem adequado para tratar esta condição. Como um antagonista do cálcio, ele relaxa os músculos lisos das vias respiratórias e dos pulmões e dilata-os. Ele também reduz a inflamação das vias respiratórias, inibe os produtos químicos que iniciam o espasmo e aumenta o óxido nítrico – anti-inflamatório”.

O magnésio cura a asma?

A reposição de magnésio leva a um equilíbrio de todo o organismo, mas não cura nenhuma doença. A sua suplementação promove um estado que permite ao próprio organismo recuperar as suas funções, através dos mecanismos inatos que a natureza lhe conferiu.

Portanto, a suplementação de magnésio poderá prevenir ataques de asma, com o seu efeito broncodilatador e pode reduzir as inflamações que despoletam os ataques, bem como, promover um estado físico e emocional coadjuvante à recuperação do organismo e à mudança do paradigma e do efeito psicossomático.

Do livro Magnésio, o Sal da Vida

Fonte: https://solucaoperfeita.com/magnesio/asma-e-magnesio-magnesio-de-a-a-z/