
ASTROLOGIA CHINESA
Uma análise de um ambiente, usando um círculo luo pan, analisa as qualidades energéticas dos vários pontos do círculo. Os Sectores Terrestres do círculo representam 12 destes pontos e também correspondem aos 12 animais que estão relacionados com a astrologia chinesa. Encontramo-nos muitas vezes em situações em casa, ou no trabalho, em que não podemos compreender como é que uma outra pessoa pode encarar a mesma situação tão diferentemente de nós, ou pode fazer-nos sentir incomodadas, ou considerar coisas diferentes irritantes ou divertidas. Analisar os animais permite-nos explorar estas diferenças, permitindo-nos um conhecimento da maneira de ser das nossas naturezas e personalidades.

Com este conhecimento, podemos chegar a conhecer-nos melhor e a aceitar as personalidades dos outros. Em casa, pode encorajar-nos, por exemplo, a pensar duas vezes antes de nos lançarmos numa invectiva sobre o asseio ou a pontualidade. Também tem uma importante utilidade no local de trabalho ao conservar as fações antagónicas separadas e ao assegurar um equilíbrio harmonioso entre rendimento produtivo e socializante.
Os Ciclos
O calendário chinês está baseado no ciclo lunar, que determina que cada mês tem aproximadamente 29 1/2 dias, a começar com a Lua Nova. O ano decorre em ciclos de 12 e é útil apreciar as subtilezas da simbologia chinesa, dado que cada ano é representado por um animal e as características de cada animal e a sua maneira de viver são usadas para identificar os diferentes tipos de pessoas. As diferenças culturais podem indicar-nos o caminho se tentarmos esta identificação por nós próprios; enquanto os Ocidentais descreveriam o carácter do Rato, por exemplo, como esperto e astuto, os Chineses respeitam a sua memória rápida e destreza inata.

Cada animal é governado por um elemento que determina a sua natureza intrínseca. O ciclo de 12 é repetido cinco vezes para formar um ciclo maior de 60 anos e em cada um destes ciclos são atribuídos aos animais elementos com características yin ou yang, que determinam os seus caracteres. Assim, em 60 anos nenhum animal aparece duas vezes. Comecemos por investigar as características básicas do animal.
Se não estivermos em harmonia com alguém, pode acontecer que os animais associados connosco no calendário chinês não sejam compatíveis. Alternativamente, pode acontecer que os elementos que representam a altura do nosso nascimento não estejam em harmonia com os elementos da outra pessoa.

Como Encontrar o seu Animal
O ano chinês não começa em 1 de Janeiro, mas na data que corresponde à segunda Lua Nova depois do equinócio de Inverno, assim, varia de ano para ano. Deste modo, alguém nascido em 25 de Janeiro de 1960 de acordo com o calendário ocidental, teria nascido realmente em 1959 de acordo com o calendário chinês. O Quadro dos Animais Chineses, na página seguinte, dá-nos as datas exactas em que cada ano começa e acaba, bem como o animal e elemento dominantes. As suas características externas são identificadas pelo elemento do ano em que nasceram, como se mostra no quadro A Natureza dos Animais. As maneiras como os elementos afectam a personalidade de um animal estão descritas no quadro Os Cinco Elementos.
Ciclos Animais
Cada um dos 12 animais representa um mês lunar, cada um deles com o seu próprio elemento a governar a sua natureza intrínseca. Durante 60 anos, o ciclo de Cinco Elementos roda para que cada animal possa ser Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água, o que determina o seus carácter.
Numa análise aprofundada feita por um experimentado consultor do Feng Shui, cada um de nós terá um grupo de oito elementos que, juntamente, representam não apenas o nosso carácter mas também o nosso destino.
Do Manual Enciclopédico de Feng Shui, de Gill Hale, Editorial Estampa
Saiba mais sobre Feng Shui no Blog Sementes de Bem-Estar