Azeite de Manjericão
- 3 colheres de sopa de folhas de manjericão fresco
- 2,5 dl de água a ferver
- 5 dl de azeite
- Coloque o manjericão numa tigela e cubra-o com a água a ferver. Deixe 2 minutos de molho. Escorra e seque as folhas. Triture-as com o azeite no liquidificador. Como alternativa, pique as folhas de manjericão, junte 2 colheres de sopa de azeite e esmague com um garfo. Adicione o resto do azeite.
- Reserve durante 2 a 3 dias, para que os aromas se desenvolvam. Coe o azeite através de um pano de musselina e deite para uma garrafa de 5 dl limpa. Guarde num local escuro e fresco. Use em saladas de tomate e diversas alfaces.
RENDE 5 DL
Preparação 15 minutos, mais 2 a 3 dias de infusão
Notas adicionais:
Guia das Ervas aromáticas
Quanto mais robusta for a erva, mais aromático será o azeite ou o óleo. Experimente usar manjerona, orégãos, malaguetas, alho, cerefólio, coentros ou hortelã. Limpe muito bem as folhas para retirar quaisquer vestígios de pesticidas.
Instrumentos de Trabalho: A musselina é um tecido de algodão com uma trama muito fina. Pode ser usada como um coador, permitindo que o líquido passe, mas retendo a parte sólida. Vende-se nas lojas de tecidos ou de artigos de cozinha.
Um concelho: Para esterilizar as garrafas ou os frascos, lave-os muito bem, juntamente com as tampas, numa saponária de água quente. Use um escovilhão. Passe por água fria, para retirar todos os vestígios de sabão. Coloque os frascos no tabuleiro e leve 45 minutos ao forno aquecido a 100°C. Desligue o forno, mas não retire os frascos enquanto não tiverem arrefecido. Como alternativa, lave-os na máquina, no programa mais quente.
Fonte: O GRANDE LIVRO DAS PLANTAS editora Selecções