
Cardo-de-santa-maria
Cardo-de-santa-maria, Silybum marianum
Cardo-de-santa-maria – Protector e reparador hepático
As sementes do cardo-de-santa-maria, ou cardo-mariano, contêm silimarina, grupo de componentes antioxidantes.
Vários estudos demonstraram que a silimarina ajuda a proteger o fígado das lesões causadas pelos radicais livres e contribui para a reparação ou substituição de células danificadas.
Sob vigilância de um profissional de saúde, o cardo-de-santa-maria e a silimarina podem ajudar a tratar diversos problemas hepáticos graves, incluindo as cirroses não-alcoólica e alcoólica e alguns tipos de hepatite.
Esta planta pode ainda ser usada para prevenir ou tratar os efeitos provocados pelo consumo excessivo de álcool e gorduras, na prevenção de lesões hepáticas causadas pela exposição a substâncias tóxicas e no tratamento de dores de cabeça e problemas de pele associados a uma função hepática deficiente.

DOSAGEM:
Tome comprimidos ou cápsulas com teor normalizado de silimarina, que, por vezes, surge nos rótulos sob a designação «flavonolignanos» ou «silibina». Siga as instruções da embalagem.
Precauções
- Os autotratamentos à base destas ( cardo-de-santa-maría, dente-de-leão, esquisandra, açafrão-da-índia) ou de quaisquer outras plantas medicinais não são aconselháveis a pessoas que sofrem de doenças hepáticas ou da vesícula (incluindo cálculos biliares). Os tratamentos carecem de aconselhamento profissional.
- Estes remédios podem provocar náuseas, diarreia e flatulência. Se sentir algum desconforto, suspenda a sua utilização.
- Não use cardo-de-santa-maría ou dente-de-leão se for alérgico a plantas da família das compostas (por exemplo, margarida, crisântemo e equinácea).
- Se tem uma úlcera gástrica ou duodenal, ou está a tomar medicação para fluidificar o sangue, só deve consumir o açafrão-da-índia nas habituais doses alimentares.
- Na medicina tradicional chinesa, a esquisandra é contra-indicada na fase inicial de constipações e tosse.
- Se estiver grávida ou a amamentar, não exceda as quantidades de açafrão-da-índia habitualmente utilizadas na culinária.
Fonte: O GRANDE LIVRO DAS PLANTAS editora Selecções
Revisto em 08/2021
Nota:
A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online ou a Saúde Integral.
Visite a Loja Online Sementes de Bem-Estar no seguinte link:
https://solucaoperfeita.com/lojasementesdebemestar
