loader image

Cebolinho na Cozinha

 

Cebolinho na Cozinha

Quatro espécies culinárias de cebolinho são largamente cultivadas pela sua folhagem: o alho-aromático (A. odorum), da Ásia Central, com pétalas brancas riscadas de vermelho; a ceboleta-de-frança, vulgarmente conhecida por cebolinho, (A. schoenoprasum), com umbelas de flores cor-de-rosa; o cebolinho-chinês (A. tuberosum), com flores brancas e folhagem que parece palha com agradável aroma aliáceo, e a Tulbaghia violácea, de flores lilases com sabor a alho e folhas verdes ou multicoloridas.

 

 

Em função da variedade, o cebolinho pode ter um suave sabor a cebola ou a alho, que combina bem com molhos, guisados, purés de legumes, pratos de peixe, de aves e de ovos, e até com molhos para salada. Como o seu delicado sabor é destruído pelo calor, só deve acrescentar-se o cebolinho nos últimos minutos da confecção, ou usá-lo apenas para enfeitar o prato.Em

vez de usar a faca, corte-o com a tesoura. Juntamente com o cerefólio, a salsa e o estragão, o cebolinho é essencial nas fines herbes. Corte o cebolinho e congele-o em cuvetes de gelo. Pode usar as suas bonitas flores para enfeitar.

 

Fonte: O GRANDE LIVRO DAS PLANTAS editora Selecções

 

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Partilhar: