
Coenzima Q10
Produzida naturalmente pelas nossas células, a coenzima Q10 (CoQ-10), como o próprio nome indica, é um co-factor de uma enzima. As enzimas são substâncias que se encontram em todos os seres vivos, e são necessárias para o crescimento e reparação de células e tecidos vivos.
A coenzima Q10 trata-se de uma ubiquinona (a ubidecarenona), composto derivado das benzoquinonas, que participa no transporte dos electrões na cadeia respiratória ao nível das mitocôndrias das células. Existem dez coenzimas mas a coenzima Q10 é a única que se encontra no tecido humano.
Este nutriente desempenha um papel importante na produção de trifosfato de adenosina (ATP), o componente básico da energia celular. Sendo sintetizada no nosso organismo, a sua concentração mais elevada é encontrada no coração e no fígado.
Deficiência em coenzima Q10
A Q-10 tem sido alvo de importantes pesquisas, nos últimos 30 anos. Sob a forma de suplemento, é usada com o objetivo de melhorar o aporte energético ao organismo cansado ou debilitado.
Ajuda na circulação sanguínea e no aparelho cardíaco, estimula o sistema imunitário, combate os radicais livres, fortalece o fígado e o coração, aumenta a oxigenação dos tecidos e possui efeito anti-envelhecimento.
A deficiência em coenzima Q10 tem sido relacionada com a obesidade, problemas cardíacos, doenças das gengivas, diabetes, distrofia muscular e o processo de envelhecimento.
Só no Japão, seis milhões de pessoas tomam-na regularmente.
Benefícios para o Coração
O caso do coração é exemplar e está amplamente documentado na comunidade científica. Como o coração se apresenta constituído por tecidos musculares activos, com um dos maiores metabolismos do nosso organismo, vai precisar de um constante fornecimento de energia para a sua acção natural de contínuo batimento.
Por causa das elevadas concentrações de Q-10 no coração, o seu fornecimento regular ao organismo vai diminuir o risco de ataques cardíacos, pois ajuda à respiração do músculo cardíaco e aparentemente, confere protecção contra inflamações do coração causadas por vírus, contribuindo também para a prevenção de arritmias cardíacas.
Devido à sua acção de fortalecimento do músculo cardíaco, muitos cirurgiões utilizam a Q-10 em pacientes prestes a sofrer uma operação cardíaca. Em testes clínicos efectuados, verificou-se que 75% dos doentes que sofrem de problemas cardíacos possuem níveis deficientes de Q-10.
Mais de 12 milhões de pessoas tomam regularmente este suplemento para o tratamento de doenças cardíacas e hipertensão. Alguns estudos mostraram que a coenzima Q10 consegue baixar a pressão arterial sem qualquer outra medicação ou mudança de dieta.
A sua acção reflecte-se de forma particularmente positiva em algumas perturbações do coração, como é o caso da insuficiência cardíaca congestiva e angina de peito.
Fonte: https://solucaoperfeita.com/magnesio/coenzima-q10-coracao/