
CINCO TIPOS DE ENERGIA
Algumas das mais recentes teorias científicas permitem-nos compreender as antigas fórmulas em que o Feng Shui se baseia. É geralmente aceite que tudo no Universo vibra. Todos os nossos sentidos e tudo aquilo que encontramos estão sintonizados em determinadas frequências, que reagem connosco de uma maneira positiva ou negativa. Todos nós estamos familiarizados com as ondas sonoras, que nos trazem a rádio, e com as ondas electromagnéticas, que nos trazem a televisão. As cores, formas, alimentos, condições atmosféricas – tudo nas nossas vidas nos afecta a um nível vibratório, para o bem ou para o mal, e, em contrapartida, reagimos de várias, se bem que previsíveis maneiras, o que depende das nossas características individuais.

O conceito de elementos existe por todo o mundo. Os Chineses reconhecem cinco, que resultam da acção recíproca de yin e yang e representam diferentes manifestações de chi. Representam um sistema de classificação de tudo no Universo, incluindo as pessoas, algumas das quais podem ser vistas no quadro dos Relacionamentos dos Cinco Elementos.
Quadro dos Relacionamentos dos Cinco Elementos

Idealmente, deveria haver um equilíbrio de todos os elementos. Onde quer que domine ou falte um deles ocorrem dificuldades. Interpretar e equilibrar os elementos desempenha uma parte importante na prática do Feng Shui. Os elementos movem-se de uma maneira predeterminada, ilustrada como um ciclo no qual todos eles se apoiam uns aos outros.

Uma forma útil de nos lembrarmos disto é olhar para o ciclo da seguinte maneira: A Água ajuda a Madeira a crescer, a Madeira ajuda o Fogo a arder, transformando-se em cinzas ou Terra, na qual se forma o Metal, que na forma líquida se parece com a Água. Um outro ciclo indica como os elementos se controlam uns aos outros e pode memorizar-se como se segue: a Água extingue o Fogo, e por seu turno é absorvida pela Terra, que é esgotada de energia pela Floresta sob a forma de árvores, que podem ser destruídas por ferramentas de Metal. O quadro dos Relacionamentos dos Cinco Elementos introduz um outro aspecto – como é que, ao apoiar um outro elemento, um elemento pode ele próprio ser enfraquecido. As aplicações dos cinco elementos estão ilustradas no decurso de todo este livro.
OS CINCO ELEMENTOS

Do Manual Enciclopédico de Feng Shui, de Gill Hale, Editorial Estampa
Saiba mais sobre Feng Shui no Blog Sementes de Bem-Estar