
INICIAÇÃO AO FENG SHUI
O Feng Shui ocupa-se da interpretação dos ambientes. Os praticantes usam um número variado de diferentes abordagens para estabelecer a energia ou «sensação» de um lugar e sintonizam-no por forma que funcione, para que nele possam viver ou trabalhar. Uma vez que os princípios sejam compreendidos, as diferentes abordagens serão efectivas. Mais frequentemente do que se julga, os praticantes usam uma mistura de métodos para criar os efeitos que pretendem.
O Feng Shui e o Ambiente
Nos tempos antigos, as pessoas viviam segundo as suas capacidades e conhecimento das condições locais. As suas necessidades eram básicas: alimentação e abrigo. A observação dizia-lhes de que direcção sopravam os ventos predominantes e, assim, construíam as suas habitações em lugares protegidos. Precisavam de água para cultivar e transportar as suas colheitas, por isso, os rios eram importantes, e a direcção da corrente e orientação das margens deveriam determinar o tipo de cultivos a efectuar. Este ramo do Feng Shui é conhecido como a Escola da Forma ou da Forma da Terra, e foi a primeira abordagem a este assunto.

O Feng Shui e a Bússola
Na China antiga, os geomantes investigaram as formações da Terra e os cursos de água, enquanto os astrónomos traçaram a carta dos céus. Aqueles que compreenderam o poder da informação que possuíam registaram os seus conhecimentos num instrumento chamado luo pan, ou bússola. O luo pan indica não apenas a direcção como também investiga a energia de cada direcção, dependente da forma da Terra ou do corpo celeste que ali se encontre. A interpretação destas energias sugere sítios adequados para os seres humanos.

O Feng Shui está baseado no I Ching, um livro filosófico que interpreta as energias do Universo. As suas 64 imagens do ciclo natural anual constituem o anel exterior do luo pan. Com os conhecimentos dos antigos sábios que a ele foram acrescentados durante séculos, o I Ching oferece-nos um meio de ligação ao fluxo natural do Universo. O seu factor relevante permite aos indivíduos ligarem-se a ele de diferentes maneiras e em alturas diferentes das suas vidas.

O Feng Shui e a Intuição
Os textos antigos ilustram cada um dos perfis das montanhas e cursos de água. Os nomes ilustram conceitos significativos para o espírito chinês. «Tigre à Espreita» sugere um lugar negativo, onde os residentes nunca poderão descansar, ao passo que o «Dragão Bebé a Olhar sua Mãe» indica um ambiente muito mais sossegado.

O antigo texto do Clássico Dragão de Água fornece mais informação sobre os melhores lugares para construir, mostrando a direcção e a posição da corrente dentro dos afluentes, com os nomes que indicam novamente o tipo de ambiente. As sensibilidades das pessoas que vivem e trabalham na terra foram admiravelmente ajustadas e o seu conhecimento do mundo natural dotou-as de um instinto para encontrar sítios adequados onde cultivar.

Do Manual Enciclopédico de Feng Shui, de Gill Hale, Editorial Estampa
Saiba mais sobre Feng Shui no Blog Sementes de Bem-Estar