loader image

INTRODUÇÃO AO FENG SHUI

Feng Shui é basicamente uma ciência ambiental e as suas origens são simples. É baseada numa interpretação do mundo natural que permitiu aos Chineses criarem sistemas agrícolas eficientes, e também o estudo do movimento dos corpos celestes por forma a deter­minar a passagem do tempo. Através dos séculos, a interpretação tornou-se mais complexa e afastou-se do seu propósito original. À medida que os seus intérpretes, a partir da China, se espalharam pelo mundo fora, as suas crenças alteraram-se para se adaptarem às crenças e costumes locais e, ine­vitavelmente, o folclore e a superstição cresceram à sua volta. Felizmente, os antigos Chineses preservaram a informação sob a forma escrita. Na sua essência, todas as sociedades conservam o conhecimento contido no Feng Shui, mas ele tem sido absorvido por diferentes disciplinas. Na China, está na base de todos os aspectos da vida, desde a nutrição e a medicina até ao exercício e às artes. Consoante compreendemos os conceitos básicos, podemos escolher desenhos, imagens significativas e símbolos da nossa própria cultura para nos apoiarem nas nossas vidas.

Tal como é hoje praticado, o Feng Shui dá-nos informação sobre como criar ambientes nos quais nos sintamos confortáveis e apoiados. Alguns destes ambientes são do domínio do senso comum. Outros podem não ter sentido até compreendermos que, ao reconhecer as áreas dos problemas da nossa vida e ao dar passos positivos para os melhorar, podemos ligar-nos à energia dos espaços circundantes e provocar as mudanças desejadas.

Há em geral muita discussão acerca de qual seja a maneira correcta de praticar o Feng Shui no Ocidente. Deveremos limitar-nos estritamente ao que agora se chama Feng Shui Chinês Tradicional ou deveremos admitir outras interpretações? O Feng Shui é chinês ou adoptámos no Ocidente um termo que, para nós, significa algo mais? Este livro procura determinar o que é que entendemos por Feng Shui, no seu contexto, e, utilizando exemplos modernos em paralelo com antigos, explorar quais são os princípios básicos.

Os estilos de vida modernos deixam-nos pouco tempo para nos determos e considerarmos o efeito que aquilo que nos rodeia tem sobre nós. Há uma crescente consciência de que alguns aspectos da moderna tecnologia, os materiais que usamos e as substâncias que libertamos na atmosfera podem criar um dano persistente à nossa saúde e ao nosso planeta. Embora isto não seja Feng Shui na sua forma mais pura, a relação com o nosso ambiente e um conhecimento do dano que lhe infligimos deve fazer parte do Feng Shui para a época actual. Chegámos a um período em que a raça humana, por um lado, se tornou capaz dos mais extraordinários feitos e, por outro, das mais assombrosas loucuras. Temos a capacidade para curar doenças hereditárias, mas também para deixar organismos concebidos geneticamente perdidos no ambiente na forma mais perigosa de guerra que a espécie humana alguma vez conheceu. Enviamos gente para o espaço para colher informações nunca sonhadas há meio século e, no entanto, ao mesmo tempo, deixamos que o planeta que habitamos se torne cada vez mais poluído e menos apto para manter as formas de vida de que dependemos para a nossa sobrevivência.

Estas anomalias da vida moderna estão a tornar-se cada vez mais destrutivas e cada vez mais gente está em busca de diferentes meios numa tentativa para restabelecer o equilíbrio. O Feng Shui dá-nos a oportunidade de conseguir saúde, felicidade e bem-estar através de uma vida em harmonia com o ambiente.

A intenção deste livro é interpretar o Feng Shui para os tempos modernos, sem se afastar dos princípios fundamentais. Embora não possa dar a perícia interpretativa e a compreensão que só se adquire com muitos anos de estudo e prática, é possível dar um conhecimento de como podemos interpretar os princípios para adquirir treino e espaços de suporte para a melhoria de vida nas nossas casas, jardins e escritórios. Este conhecimento permitir-nos-á criar um impacte no ambiente mais vasto, para que o possamos preservar para as gerações futuras.

Do Manual Enciclopédico de Feng Shui, de Gill Hale, Editorial Estampa

Saiba mais sobre Feng Shui no Blog Sementes de Bem-Estar

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Partilhar: