MEDICINA AYURVÉDICA
A Medicina Ayurvédica afirma que o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo…
A Ayurveda é o nome dado à ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 5 mil anos. Os seus principais textos médicos são: Brihat Trayi, ou o grande trio: Caraka Samhita, Escola de Clínica Médica; Susruta Samhita, Escola de Cirurgia; e Astanga Hrdayam, (Coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata).
Todo o estudante de Medicina Ayurvédica, na Índia, estuda estes livros escritos em sânscrito. A Medicina Ayurvédica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra.
O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano; dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo. Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas (humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos.
Espaço e ar formam o dosha Vata; fogo e água geram o dosha Pitta e água e terra formam o dosha Kapha. Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porém, quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas.
Para tratarmos os nossos desequilíbrios, precisamos verificar qual dosha está em desarmonia com as leis universais, somente após termos este conhecimento podemos tratá-lo.
A Ayurvédica é uma medicina complexa e completa e, para curar os doshas utiliza diversas ferramentas terapêuticas: massagem ayurvédica, óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, fitoterapia (uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras (panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas, recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação.
O Susruta Samhita (Escola de Cirurgia) coloca as 8 principais especialidades do Ayurveda que são estudadas nas faculdades de Medicina Ayurvédica:
1- Cirurgia geral (salya);
2- Doenças da cabeça e pescoço, inclui oftalmologia e otorrinolaringologia (salakya);
3- Medicina interna ou clínica médica (kayacikitsa);
4- Psiquiatria e doenças de causas sobrenaturais (bhutavidya);
5- Ginecologia, obstetrícia e pediatria (kaumarabhrtya );
6- Toxicologia e envenenamento por animais peçonhentos (agadatantra);
7- Terapia de rejuvenescimento (rasayana tantra);
8- Terapia dos afrodisíacos (vajikaranatantra).
“Aquele que se satisfaz diariamente com alimentos saudáveis e com atividades que discriminam (o bom e ruim em tudo e age sabiamente), que não é apegado (demasiadamente) aos objetos dos sentidos, que desenvolve o ato da caridade, que considera todos como iguais (agindo com gentileza), com sinceridade, com perdão e mantendo a companhia de pessoas boas, torna-se livre de todas as doenças”.
Vagbhata – Astanga Hrdayam
Renato dias
Do livro: O LIVRO VERMELHO DA SAÚDE
Inscreva-se na nossa Rede Social ATIVISTA DA NOVA ERA e faça download do livro no seguinte link:
http://ativistadanovaera.ning.com/page/biblioteca