MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Nas minhas pesquisas, descobri que a Medicina Tradicional Chinesa, que tem mais de dez mil anos, na sua origem não é uma medicina e sim uma tradição, transmitida, não no sentido de costumes, mas de conceitos universais.
Ela não é especificamente da China. Dada a sua antiguidade, pode-se colocá-la no Oriente Médio, na região da Mesopotâmia, provavelmente nas imediações do Rio Eufrates. Esta região ficou conhecida como berço da civilização, no entanto, quando a região (entre o Rio Eufrates e Rio Tigre) tornou-se o Império Babilónico, entre 1900 e 1200 a.C, uma base de conhecimento técnico e científico já existia no local antes mesmo dos Sumérios, entre 5000 e 3000 a.C.
Sabe-se que a leste desta região, próximo à cordilheira do monte Ararat, existia uma civilização que viveu entre 100.000 e 13.000 anos antes. Os estudos arqueológicos na região mostraram que neste local, entre 27.000 e 11.000 anos existiu uma civilização bastante evoluída, inclusive, com conhecimentos de hidráulica para captação e distribuição de água para uso doméstico. Posteriormente, na região da Mesopotâmia, novos estudos arqueológicos comprovaram a existência de drenagem de pântanos no Tigre e no Eufrates, além de água canalizada e medida para várias direções.
Com todo este conhecimento e com os trabalhos de hidráulica e agricultura desenvolvidos no local, a medicina natural e/ou fitoterápica foram consequências desta mesma evolução.
Toda a cultura da MTC tem por base duas teorias:
A teoria do yin/yang, a energia vital masculina e feminina que existe no universo e descreve as duas forças fundamentais opostas e complementares, que encontram-se em todas as coisas.
O “yin” é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão, e absorção. O “yang” é o princípio masculino, o céu, a luz, atividade, e penetração. Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo o que existe. Essas forças são:
- Yang: O princípio ativo, diurno, luminoso, quente.
- Yin: O princípio passivo, noturno, escuro, frio.
E a teoria dos “cinco elementos”, em que espaço, vento, fogo, água e terra estão relacionados com os órgãos, funções e partes do corpo, conforme descrito abaixo.
Os cinco elementos estão envolvidos em 3 processos, que são:
A criação: O nosso corpo é criado, ainda na fase embrionária, pelos cinco elementos num sistema em que cada elemento participa da formação de um órgão sólido, um órgão oco e uma das artérias principais.
A permanência: Permanecer vivo, viver, graças à sua presença.
A destruição: A morte. No final da vida, perdemos o nosso equilíbrio porque se destruirão no interior do corpo para simbolizar a impermanência e a conclusão da dissolução. Tudo se dissolve, e o que passa a existir é pura energia em corpos mais sutis, numa outra dimensão, que é um estado intermediário entre a morte e a próxima vida.
A MTC, também conhecida como medicina chinesa, é a denominação dada ao conjunto de práticas em uso na China, Japão, Coréia, Mongólia e outros países da Ásia. Ela se estrutura numa sistemática de natureza filosófica, estando incluso nos seus princípios o estudo da relação yin/yang, a teoria dos cinco elementos e da circulação da energia pelos meridianos do corpo físico.
Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos, principalmente, uma boa alimentação.
Os mesmos conceitos de energia, dos cinco elementos, da alimentação, das massagens, da fitoterapia e até a desorganização da energia funcional que gera a doença, que são estudados na MTC, também são encontrados e estudados nas Medicinas Tibetana e na Ayurvédica. Os textos mais antigos que falam desta tradição referem-se mais especificamente ao modo como o homem deve estar no universo.
Renato dias
Do livro: O LIVRO VERMELHO DA SAÚDE
Inscreva-se na nossa Rede Social ATIVISTA DA NOVA ERA e faça download do livro no seguinte link:
http://ativistadanovaera.ning.com/page/biblioteca