loader image

O Bagua e o Quadrado Mágico

As direções da circunferência e as suas associações são fundamentais para a prá­tica do Feng Shui. Os cálculos geomânticos e astronómicos e o lugar dos seres humanos dentro deles estão traçados num luo pan, um instrumento tão poderoso que tem sido com­parado a um computador. O luo pan pode indicar, aos que o sabem interpretar, qual a doença de que alguém, numa determinada localização, possa sofrer ou os destinos de uma pessoa que viva numa certa divisão de uma casa.

O Quadrado Mágico: a «magia» reside no facto de cada linha somar 15. Os quadrados mágicos existem por todo o mundo. Nas culturas antigas tais símbolos eram uma fonte de poder para os seus iniciados. Na cultura hebraica, o padrão formado pelo movimento de energias é conhecido como Selo de Saturno e é usado na magia ocidental. Nas culturas islâmicas, padrões intrincados estão baseados em quadrados mágicos complexos.

Esta enorme quantidade de informação foi reduzida a uma forma abreviada incorporada num Quadrado Mágico. Por todo o mundo tem sido usado como um talismã. Muitas fór­mulas baseadas no Quadrado Mágico são utilizadas para descobrir se um lugar é auspi­cioso, em si mesmo ou para as pessoas que nele vivem, e as mais simples estão incluídas neste livro. O diagrama da direita mostra como é que as energias representadas pelo Quadrado Mágico se movem sempre segundo um padrão fixo. Estes padrões são repetidos através do tempo e podem indicar os destinos de uma pessoa ou de um edifício num deter­minado ano.

O Bagua

A informação contida no luo pan está con­densada no Quadrado Mágico, que constitui a base do Bagua, ou Pa-Kua, um utensílio que podemos usar para investigar as nossas casas e os escritórios. O Bagua abaixo con­tém algumas das imagens que descrevem as energias das oito direcções e a posição cen­tral. O Bagua representa a jornada da vida, o Tao, e podemos usá-lo para criar espaços con­fortáveis para viver, trabalhar e descansar.

Ao aplicar os princípios do Feng Shui à sua casa, jardim ou local de trabalho, terá necessidade de um traçado do Bagua com as cores, pontos do círculo e direcções todos juntos.

O Bagua, ou Pa-Kua

O diagrama mostra as energias associadas a cada uma das oito direções. A barra exterior mostra as cores e direções associadas aos cinco elementos. Os símbolos indicam a qualidade do yin (-) ou yang (+) do elemento associado a cada direção. Também se mostra os perfis associados a cada elemento. Estão indicados os quatro animais simbólicos que representam cada uma das quatro direções cardeais – norte, sul, este e oeste – e os números do Quadrado Mágico estão indicados nas direções que lhes estão associadas. Aceitamos as características de um número e as energias a ele associadas, que se pensa definirem aquilo que somos, onde nos sentimos confortáveis e os nossos destinos. O círculo chinês também é desenhado voltado para o sul, dado que esta é a direcção mais favorável para a frente das casas em algumas partes da China. Isto não afecta as verdadeiras direcções magnéticas norte-sul.

Do Manual Enciclopédico de Feng Shui, de Gill Hale, Editorial Estampa

Saiba mais sobre Feng Shui no Blog Sementes de Bem-Estar

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Partilhar: