
Hipericão na Medicina Natural
Hypericum perforatum. Parte usada do hipericão: inflorescências.
Tradicionalmente usado no tratamento de nevralgias, assim como de distúrbios psicológicos, como a ansiedade e a depressão, o hipericão continua a ser utilizado nestas situações, embora, hoje em dia, seja mais conhecido pela sua acção antidepressiva.
Num grande número de testes clínicos, o hipericão provou ser eficaz contra a depressão, ligeira ou moderada, com poucos efeitos secundários. Dois componentes, a hipericina e a hiperforina, parecem trabalhar de modo semelhante ao dos antidepressivos farmacêuticos, pelo que muitos preparados à base de hipericão são produzidos de modo a conterem um teor fixo destes componentes.
Estes testes com o hipericão revelam o seu uso benéfico para tratar sintomas de humor na menopausa e na síndroma pré-menstrual e ainda nas perturbações obsessivas compulsivas e afectivas sasonais.
Estudos laboratoriais mostraram que possui acção anti-inflamatória, analgésica e antiviral. Um chá ou um extracto, assim como o uso externo do óleo vermelho preparado a partir das flores, podem aliviar a ciática, a zona, as frieiras, o herpes genital e a dor reumática. Topicamente, o óleo ajuda na cura de feridas e queimaduras.
Para o uso seguro e correcto consulte um profissional de saúde. Durante a gravidez e a amamentação, não use esta planta.
Fonte: O GRANDE LIVRO DAS PLANTAS editora Selecções
Nota:
A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online ou a Saúde Integral.
Pode adquirir hipericão na Loja Online Sementes de Bem-Estar no seguinte link:
https://solucaoperfeita.com/lojasementesdebemestar