loader image

O que é o Stresse? 

Se fizer esta pergunta no santo Google encontra as mais variadas respostas mas a esmagadora maioria baseia-se em que o stresse é a resposta causada pelos vários estímulos externos. Que é como dizer que ao querer controlar as várias fontes de acontecimentos externos, o indivíduo desgasta-se física e mentalmente, provocando todo o tipo de patologias.

Vamos procurar desmistificar este conceito – stresse.

Qual a origem da palavra Stresse?

O termo Stresse foi empregue pela primeira vez a uma condição humana, em 1936, pelo médico Hans Selye na revista científica Nature. 

Até aí, a palavra stresse era utilizada na física e na engenharia civil. Faziam-se várias experiências para descobrir os melhores materiais para cada estrutura e “stresse” era a palavra que definia a resistência que uma carga exerce sobre outra sem ceder, como por exemplo, uma viga que precisa aguentar toda a estrutura da casa, stress seria a resistência que essa viga teria, sem ceder ao peso máximo da estrutura. 

STRESSE = RESISTÊNCIA

Ou seja, stresse nada mais é do que resistência, e neste caso, aplicado ao nosso quotidiano, stresse é a resistência que fazemos aos acontecimentos no nosso dia-a-dia (vida).

A nossa resistência à vida é fruto da nossa forma de ver a realidade. Os conceitos de certo e errado, bom e mau etc. (que no fundo nos separam de tudo à nossa volta) são os filtros com que vemos e analisamos a realidade. O que eu vejo como uma situação má, pode ser vista como boa por outra pessoa.

Quando acontece algo no nosso dia-a-dia que vai contra aquilo que nós achamos que é o certo, entramos em resistência, e essa ação gera uma energia.

Esse mecanismo é muito bem explicado pela terceira lei da física clássica de Newton:

“A toda a ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”

Ou seja, quando resistimos criamos uma energia que é contrária e recebemos essa energia na mesma proporção. É como estar num barco e tentar remar no sentido contrário ao fluxo da água – há uma resistência, uma força contrária, e estamos a receber essa energia na mesma proporção da nossa resistência.

Neste caso, a resistência que fazemos é ao fluxo da vida. E quanto mais resistimos às situações, mais stress geramos, ou seja, energia contrária ao fluxo da vida.

A vida é como um fluxo, que nos empurra naturalmente para a frente e para cima – empurra-nos para o sucesso, bem-estar, serenidade, paz… o que impede que isso se realize na nossa realidade é essa resistência que fazemos à vida, a tudo que ela sabiamente nos oferece.

O Stress, através do seu processo oxidante, está na causa de mais de 80% das doenças

Como o stresse pode gerar doenças?

Vou exemplificar com uma estória:

“Meu pai, o mais velho dos sete irmãos, quando era criança mais o irmão seguinte, o meu tio Maximino, guardavam um pequeno rebanho de cabras, nas belas montanhas para lá do Marão, no norte de Portugal. Antes de anoitecer, o rebanho era conduzido ao curral, para se proteger do lobo e do rigor da noite. Um dia uma cabra teimou em não querer acompanhar o rebanho. Os meninos temerosos com o chegar da noite e os perigos que ela representava, decidiram cada um agarrar um corno da cabra e trazerem-na de rojo. Como já tinha ficado escuro somente se aperceberam quando chegaram ao curral que a cabra chegava mortalmente ferida. A resistência em colaborar com os meninos, fez com que ela arrojasse e se ferisse mortalmente.” António Fernandes

A continuação de resistir ao que não se pode mudar, gera exaustão – esgotamento de energia no nosso organismo. Este esgotamento leva ao declínio do sistema imunitário, esgotamento da energia dos órgãos… propiciando um terreno para a doença – todo o tipo de doença.

Como parar de gerar Stresse?

A chave está em confiar no processo e fluxo da vida!

Cada situação ou acontecimento é algo que carrega energia. Não importa o que seja, se é um pneu que se furou, ou alguém que nos criticou, ou a conta no banco que está negativa. Tudo é energia. Simplesmente energia. Esta é a verdade que a ciência moderna não somente prova nas experiências que receberam tantos prémios nobel da física, como na prática através da tecnologia de ponta que vai desde o telemóvel e GPS a mais de 99% dos utensílios que usamos diariamente. Como cada acontecimento produz energia, e tudo o que existe é feito de energia, basta estar focado no nosso objetivo e saber que o que aconteceu é mais um tijolo para o resultado final do que quer. Se o objetivo é um maior rendimento, um melhor relacionamento, uma casa melhor, uma viagem, não importa! O acontecimento é o tijolo ou o degrau para esse objetivo. Não podemos controlar os acontecimentos exteriores, mas podemos aproveitá-los para nosso benefício ou contra nós mesmos. É uma escolha de cada um de nós.

Elisabete Milheiro

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Partilhar: