
OS PRINCIPIOS DO FENG SHUI
Os povos antigos consideravam os céus, a terra e a si próprios como parte de um sistema. A sua visão holística da vida persiste em muitas culturas onde a saúde e a medicina, a alimentação e o estilo de vida, e o caminho para a salvação estão todos interligados num sistema ecológico.
O Caminho
O Tao, ou o Caminho, cuja filosofia está na base do Feng Shui, mostra como ordenar as nossas vidas para viver de harmonia connosco próprios, com os outros e com o mundo natural. Podemos usar o Feng Shui para nos ajudar a trabalhar no sentido de o conseguirmos.

YlN e YANG
As forças positivas e negativas actuam conjuntamente por forma a criar energia – electricidade, por exemplo. Yin e yang representam estas duas forças, que estão em constante movimento, cada uma delas a tentar alcançar o domínio. Onde quer que alguma delas consiga o domínio, dá-se um desequilíbrio; assim, quando uma força se torna demasiado forte, a sua influência cede e a outra subjuga-a. A água calma, por exemplo, é yin; uma corrente caudalosa é yang. Imagine-se um rio yin de movimento lento.
> O símbolo Tai Chi ilustra o conceito de yin e yang, as forças opostas, ainda que interdependentes, que guiam o mundo. > círculo, quadrado, triangulo – que significam céu, Terra, seres humanos – o símbolo cosmológico universal.
Quando alcança rochas e desníveis, ocorre turbulência, ganha velocidade e toma-se yang. Quando corre para um lago, o movimento abranda e torna-se uma vez mais yin. Yin e yang são conceitos opostos mas interdependentes – sem a ideia de frio não seríamos capazes de descrever o calor. Nos seus extremos transformam-se um no outro; o gelo pode arder e as vítimas de insolação sentir arrepios. O objectivo é alcançar um equilíbrio entre eles. No decurso deste livro há exemplos de como podemos conseguir isto no próprio meio que nos rodeia. Algumas das associações mais comuns estão indicadas no quadro seguinte.

Chi
Chi é um conceito desconhecido na filosofia ocidental, mas figura repetidas vezes nas filosofias do Oriente. É a força da vida de todas as coisas animadas, a qualidade dos ambientes, o poder do Sol, da Lua e dos estados do tempo e da força condutora nos seres humanos. Na China, os movimentos em Tai Chi encorajam o chi a mover-se através do corpo. As agulhas de acupunctura são usadas para desobstruir o seu fluxo quando espetadas. A medicina herbática chinesa usa as qualidades energéticas especiais das ervas para corrigir o chi quando este fica desequilibrado. A meditação ajuda a estabelecer uma mente saudável: cada pincelada do artista chinês ou movimento da caneta do calígrafo é o resultado de processos mentais treinados e de técnicas correctas de respiração que asseguram que cada pintura ou documento cuidadosamente executados são inspirados pelo chi.
> Uma acupuncturista em acção. As agulhas desbloqueiam os canais de energia, o que permite que o chi flua pelo corpo. > Chineses praticando o Tai Chi. Os exercícios são destinados a auxiliar o fluxo de chi no corpo.
O propósito do Feng Shui é criar ambientes nos quais o chi corra suavemente para alcançar saúde mental e física. Quando o chi flui suavemente através de uma casa, os seus ocupantes serão positivos e terão uma passagem fácil pela vida fora. Quando o chi se move preguiçosamente ou se torna um obstáculo, então os riscos são os problemas que ocorrerão na vida do dia-a-dia ou nas expectativas a longo prazo daqueles que ali vivem.
Onde quer que o chi flua suavemente no jardim, as plantas serão saudáveis e a vida animal florescerá. Os animais, pássaros, insectos e a miríade de microrganismos invisíveis que ali vive regular-se-ão entre si e criarão um ambiente equilibrado e suportável. Onde o chi não possa correr sem impedimentos e se torne lento ou um obstáculo, uma zona pode tornar-se desagradavelmente húmida ou pode haver um desequilíbrio capaz de criar uma praga de afídios.
Num escritório onde o chi flua livremente, os empregados sentir-se-ão felizes e participantes, os projectos serão completados a tempo e os níveis de tensão serão baixos. Quando o chi não fluir, haverá desarmonia e o negócio não florescerá.
Do Manual Enciclopédico de Feng Shui, de Gill Hale, Editorial Estampa
Saiba mais sobre Feng Shui no Blog Sementes de Bem-Estar