
Agrião e Chaga
Nasturtium officinale, Tropaeolum majus. Cruciferas. O agrião é cultivado não só por ser uma bonita guarnição mas também pelo gosto que dá às sopas, saladas, sanduíches e sumos. É muito rico em vitamina C, ácido fólico, betacaroteno e minerais, nomeadamente potássio.
Outros nomes comuns: agrião-da-água, mastruço-dos-rios, rabaça-dos-rios (N. officinale)
Partes usadas: folhas, caules jovens (agrião); partes aéreas (chaga)
Agrião e Chaga no Jardim
O agrião (Nasturtium officinale) é uma planta vivaz semiaquática que habita junto de correntes de água e prefere
solos argilosos. A forma cultivada hidroponicamente nos nossos dias é a preferível, dado que, em áreas de pasto de ovelhas, o agrião silvestre é muitas vezes o refúgio escolhido pelas fascíolas (Fasciola hepática). A planta tem folhas verdes compostas, caule oco e insignificantes flores brancas. É nitidamente mais amarga durante a floração.

A chaga (Tropaeolum majus) tem folhas grandes em forma de escudo, com sabor apimentado e alegres flores amarelas, cor de laranja e vermelhas.
- Onde cultivar: pode cultivar o agrião em vasos, num local com sombra parcial.
Esta planta prefere um solo com bastante óxido de cálcio. As sementes das chagas germinam facilmente na Primavera, quer sejam espalhadas directamente em solo húmido, quer germinadas em vasos e transplantadas para local soalheiro.
- Propagação: utilize estacas de ponta mantidas em água regularmente mudada, rebentos com raiz ou sementes. Cultive a chaga por semente.
- Cuidados: regue com muita regularidade.
- Pragas e doenças: nada a assinalar.
- Colheita e conservação: apanhe o agrião antes da floração. Guarde-o à temperatura ambiente com as raízes dentro de água.
Agrião e Chaga na medicina natural
Tropaeolum majus. Parte usada: partes aéreas.
As chagas e os agriões pertencem à mesma família do rábano-picante e, tal como ele, contêm glicósidos de óleo de mostarda, compostos pungentes responsáveis pelos seus principais efeitos medicinais. Estes compostos possuem poderosas propriedades antibacterianas e fungicidas, eficazes no tratamento de estados infecciosos dos aparelhos respiratório e urinário. Podem ajudar na luta contra constipações, gripes e outras infecções dos pulmões, assim como contra a cistite.
A forma fresca da planta goza da reputação de ter efeito microbicida mais forte do que a seca, sendo, em geral, preparada como infusão. Aplicada externamente como cataplasma ou pacho, a planta fresca é também usada em cortes e feridas como agente bactericida local. Esfregado no couro cabeludo, o sumo destas plantas tem fama de estimular o crescimento capilar.
Para o uso seguro e correcto das chagas, consulte um profissional de saúde. Durante a gravidez e a amamentação, não use esta planta.
Na cozinha
O gosto apimentado do agrião torna-o uma boa escolha para saladas. Tempere-as com um molho de citrinos. Use o agrião em sopas, sanduíches e molhos para peixe «Molho verde de Frankfurt».
Outros Agriões:
Outras espécies aparentadas partilham o sabor picante e apimentado do agrião e têm usos culinários semelhantes. O agrião-rinchão (Barbarea verna) é um agrião de sequeiro resistente ao frio. O agrião-moiro (Lepidiuw salivam) é vendido em tabuleiros e aparado para saladas. A rabaça (Apium nodiflorum) parece-se com o agrião, mas é, de facto, uma parente do aipo com sabor a pepino.
Fonte: O GRANDE LIVRO DAS PLANTAS editora Selecções.
Revisto em 08/2021
Nota:
A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online ou a Saúde Integral.
Visite a Loja Online Sementes de Bem-Estar no seguinte link:
https://solucaoperfeita.com/lojasementesdebemestar