loader image
Aipo - Propriedades Medicinais

Aipo Apium graveolens. Umbelíferas

Rico em vitaminas e minerais, o aipo era já usado como alimento e condimento no antigo Egipto. Os Gregos coroavam os vencedores dos Jogos Nemeus com guirlandas das suas folhas, que também usavam em coroas funerárias.

Outros nomes comuns: aipo-silvestre, aipo-doce, rabaça, salsa-do-monte

Partes usadas: folhas, sementes, raízes

No jardim

As folhas verde-escuras desta planta podem atingir 80 cm de comprimento. O caule de floração apresenta umbelas compostas com discretas flores coloridas de branco. Toda a planta é muito aromática, incluindo as minúsculas sementes castanhas.

  • Variedades: esta planta possuí talos finos e estaladiços, óptimos para salteados. A variedade ‘Zwolsche Krull’ tem folhas frisadas, que podem ser usadas para decoração. A Lactuca sativa var. augustana é uma espécie de alface com talos parecidos com os do aipo. O aípo-de-cabeça, aipo-nabo ou aipo-rábano é outra variedade também usada na culinária. Todas elas são ricas em vitaminas A, B e C, bem como em cálcio, magnésio, potássio, fósforo e sódio.
  • Onde cultivar: Esta planta prefere solo bem drenado e enriquecido com composto e situação soalheira mas protegida. Tolera os solos salinos.
  • Propagação: na Primavera, semeie o aipo deixando intervalos de cerca de 40 cm entre as plantas.
  • Cuidados: mantenha o solo húmido com regas regulares.
  • Pragas e doenças: o aipo selvagem é menos susceptível a doenças do que o aipo cultivado.
  • Colheita e conservação: colha as folhas conforme necessitar. Apanhe as sementes maduras, seque-as, congele-as durante vários dias, para matar quaisquer ovos de insectos, e guarde-as num recipiente hermético.
receita-de-cha-de-aipo-para-emagrecer1

Na medicina natural

Apium graveolens

Parte usada: frutos maduros secos (sementes).

As semente têm forte efeito diurético, reforçando a eliminação do ácido úrico e de outras toxinas através do aparelho urinário. Esta acção explica o seu uso específico no tratamento de quadros de dores articulares, como a gota ou a artrite, nos quais a acumulação de toxinas pode ser responsável pelos característicos inchaço e dor.

Como resultado da sua acção diurética, o aipo pode ainda combater a retenção de líquidos. Devido à sua natureza ligeiramente anti-séptica, pode também ajudar no tratamento das infecções do aparelho urinário.

Para o uso seguro e correcto da semente de aipo, v. «Artrite e gota». Durante a gravidez e a amamentação, não use estas sementes em doses superiores às da culinária.

celery-1157388_960_720

Na cozinha

As minúsculas sementes comestíveis são aromáticas e ligeiramente amargas, com concentrado sabor a aipo. Triture-as com sal marinho e sirva com ovos de codorníz, ou use-as inteiras ou esmagadas nos picles e outras conservas, sopas, estufados, pães e bolachas salgadas. As folhas são ideais para caldos, sopas, guisados e sumos de fruta.

Aipo-rábanoblody-mary

O aipo-rábano é uma forma de Apium graveolens que se caracteriza pela enorme raiz principal comestível.
Retire-lhe a parte exterior com a faca e cozinhe-o como legume, ou use-o cru, em tirinhas, ou ralado nas saladas. Fica bem em puré, sozinho ou com batata. Corte os caules ocos e use-os como palhinhas para os Bloody Mary.

Fonte: O GRANDE LIVRO DAS PLANTAS editora Selecções

Revisto em 08/2021

Nota:

A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online ou a Saúde Integral.

Visite a Loja Online Sementes de Bem-Estar no seguinte link:

https://solucaoperfeita.com/lojasementesdebemestar

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Partilhar: