Princípios básicos para cuidar de si mesmo
Siga o programa de Doze Passos
“Como funcionam os Doze Passos?”
“Funcionam muito bem, obrigado.”
Citação Anônima do A.A. /Al-Anon
Detesto a doença do alcoolismo. A dependência química e outros distúrbios compulsivos destroem as pessoas – bonitas, inteligentes, sensíveis, criativas, carinhosas e que não merecem ser destruídas. A doença mata o amor e os sonhos, magoa as crianças e arruína as famílias. O alcoolismo deixa em seu rastro vítimas ceifadas, fragmentadas e confusas. Às vezes, a morte precoce de um bêbado causa muito menos dor do que a maldita doença causou durante toda a sua vida. É uma doença horrenda, absurda, poderosa e mortal.
Admiro irrestritamente os programas de Doze Passos. Tenho o maior respeito por todos eles: o Alcoólicos Anônimos, para pessoas que desejam parar de beber; o Al-Anon, para pessoas afetadas pelo alcoolismo de alguém; o Alateen, para adolescentes afetados pelo alcoolismo de alguém; o Al-Atots, para crianças afetadas pelo alcoolismo de alguém; e os Narcóticos Anônimos, para pessoas viciadas em drogas.
Outros programas de Doze Passos que respeito são: Nar-Anon, para pessoas afetadas pelo vício de alguém; Comedores Anônimos, para pessoas com distúrbios alimentares; O-Anon, para pessoas afetadas pelos problemas alimentares de alguém; Family Anonimous, para pessoas preocupadas com o uso de drogas e/ou problemas comportamentais de parentes e amigos; Filhos Adultos de Alcoólicos, para filhos adultos de alcoólicos; Emotions Anonimous, para pessoas que desejam ficar bem emocionalmente.
Também não bons programas de Doze Passos: Viciados em Sexo Anônimos, para pessoas com comportamento sexual compulsivo; Co-Sa, para pessoas afetadas pelo vício sexual de outras pessoas; Jogadores Anônimos, para pessoas que desejam parar de jogar; Gam-Anon, para pessoas afetadas pela jogatina de outras pessoas; Pais Anônimos, para pais
que são abusivos, negligentes ou temerosos de ficar assim, ou para adolescentes que estão tendo problemas devido a abusos passados ou presentes; e Abusos Sexuais Anônimos.
Podem ainda existir outros programas que esqueci de mencionar ou que tenham surgido depois que escrevi este livro.
Os programas dos Doze Passos não são apenas grupos de autoajuda para que pessoas com distúrbios compulsivos parem seja lá o que se sintam compelidos a fazer (beber, ajudar o bêbado etc.). Eles ensinam as pessoas como viver – em paz, felizes, com sucesso. Trazem paz. Promovem a cura.
Dão vida a seus membros – frequentemente uma vida mais rica e mais saudável do que aquelas que conheciam antes de desenvolver seja qual for o problema que desenvolveram. Os Doze Passos são um modo de vida.
Neste capítulo, vou focalizar os programas para pessoas que têm sido afetadas pelo distúrbio compulsivo de outras, porque este livro é sobre codependência e é isso que a codependência faz. Vou referir-me especificamente ao programa do Al-Anon, porque é o programa que eu “sigo”. (Discutirei o jargão “seguir um programa” mais tarde.) Entretanto, com um pouco de criatividade, a informação que eu apresentar pode ser aplicada a quaisquer programas de Doze Passos.
Continuação no próximo artigo.
Do livro: Codependência Nunca Mais, Pare de Controlar os Outros e Cuide de Você Mesmo, [recurso eletrônico] Melody Beattie, 5ª Edição, Viva Livros, 2017