loader image

Técnicas de Respiração

Técnicas de Respiração

Antes de iniciar as referidas lições de respiração, leia cuidadosa­mente a seguinte lista de avisos e recomendações:

  1. Se sofre de algum problema físico, consulte o seu mé­dico de modo a saber se estes exercícios beneficiarão ou agravarão o seu estado. Em nenhuma circunstância deve praticar qualquer exercício sem ser sob vigilância médica. Estes exercícios estimulam fortemente o seu corpo e podem ter efeitos adversos se estiver demasiado fraco para os suportar.
  2. Pratique sempre os exercícios com o estômago vazio, isto é, pelo menos duas horas depois de ter comido e pelo menos uma hora depois de ter bebido qualquer líquido.
  3. Use roupas largas quando praticar os exercícios. Quan­to mais leves forem as roupas, melhor.
  4. Pratique os exercícios respiratórios com o ar mais fres­co que conseguir encontrar. Se os praticar dentro de casa, recomendo o uso de um filtro elétrico de ar, ou, melhor, um filtro que tenha um gerador de ião negativo.
  5. Tente libertar a sua mente de todos os pensamentos e preocupações enquanto pratica estes exercícios. Tem muito tempo para se preocupar depois de terminar.
  6. Respire unicamente pelo nariz. Isto é muito importante. As suas narinas são o primeiro filtro existente entre os seus pulmões e o ambiente, e a sua complexa capacidade de atuação só é benéfica se corretamente usadas. Leia o que o dr. Donald Norfolk diz sobre este ponto importante num artigo que escreveu para a revista Cosmopolitan em 1978:

«Respirar pela boca é um hábito a ser evitado. Quando respira­mos pelo nariz, aquecemos e filtramos o ar. Calcula-se que ina­lamos 20 mil milhões de partículas de matéria estranha por dia. Quando respiramos pelo nariz, a maior parte delas fica retida na mucosa nasal. Daí são enviadas sem perigo para o estôma­go pelos cílios, os finos pelos que exercem uma constante ação de limpeza sobre a superfície das membranas mucosas. Fizeram-se experiências com animais a quem foi dado ar sujo a respirar a temperaturas entre 500°C e -100°C e em todos os ca­sos o ar foi limpo e aquecido à temperatura do corpo antes de entrar nos pulmões. Tal é a eficiência do aparelho de ar condi­cionado do corpo, desde que não seja violado pela respiração através da boca. Outra vantagem de respirar pelo nariz é que ajuda a limpar os seios nasais.»

Portanto… Respire unicamente pelo nariz quando praticar estes exercícios de respiração.

7. Certifique-se de que os canais do seu nariz estão de­simpedidos pondo um pouco de água morna em cada narina e expelindo-a em seguida com força, limpando assim as pas­sagens do ar. Faça isto pelo menos cinco vezes em cada narina.

  1. Relaxe fisicamente… Evite qualquer tensão muscular. Agora, comecemos.

 

A técnica «Barriga de cerveja»

Técnicas de Respiração

Esta primeira técnica é um exercício de preparação. En­volve o uso do diafragma para bombear o ar para os pul­mões. Fazendo isto, experimentará os efeitos físicos deste tipo especial de respiração; mais ainda, terá um conhecimento em primeira mão daquilo a que se costuma chamar «respira­ção baixa». Comecemos.

Coloque-se em pé com as mãos nas ancas.

Inspire lentamente pelo nariz movendo o ventre, tal como mostra a figura. O seu estômago deve ser projetado para fora, parecendo-se com o que é vulgarmente chamado uma «barriga de cerveja».

Sustenha a respiração durante um segundo.

Deite fora o ar encolhendo o ventre. Preste atenção a todo o processo respiratório; sinta como as diferentes partes do corpo reagem, e note como este tipo de respiração é dife­rente da sua respiração normal.

Repita este ciclo dez vezes.

 

A vantagem deste tipo de respiração

A vantagem deste tipo de respiração é dupla:

  1. Utiliza e expande as zonas inferiores dos seus pul­mões; algo que a respiração normal não faz.
  2. Este tipo de respiração massaja a maioria dos seus órgãos vitais (o estômago, os intestinos, o fígado, etc), au­mentando assim a circulação sanguínea, revigorando e fortifi­cando os órgãos.

Outras vantagens que experimentará incluem a completa melhoria da sua saúde e a modificação da sua visão da vida.

 

A técnica de respiração Yin/Yang

Técnicas de Respiração

O exercício seguinte chama-se a técnica de respiração Yin/Yang em homenagem à escolha filosófica chinesa que diz que o universo conhecido é um todo unido que consiste em forças positivas (Yin) e em forças negativas (Yang).
O símbolo T’ai-Ch’i T’u, mostrado na figura , é uma ma­neira pictórica de visualizar estas forças e o modo como se relacionam, interagem, e quase dançam juntas ao formar as duas faces da moeda a que chamamos realidade.

Do mesmo modo que o homem e a mulher se completam, o bem e o mal completam-se, a luz e a escuridão completam-se. A realidade suprema do nosso universo é esse estado em que o positivo e o negativo se equilibram, para que a har­monia seja mantida e o universo permaneça uno.

Na respiração normal, quando se respira por ambas as narinas simultaneamente, inala-se tanto o lado positivo como o lado negativo da energia Chi que permeia o ar; mas na respiração Yin/Yang o leitor tapará alternadamente as nari­nas, separando o positivo do negativo, e sentirá as diferentes sensações provocadas por esta separação à medida que a energia Chi revigora o seu corpo.

Comecemos…

  • Como antes, coloque-se de pé mas desta vez ponha a sua mão esquerda sobre a anca direita e coloque a sua mão direita por cima do nariz.
  • Agora feche a narina direita com o polegar e inspire pro­fundamente, usando o ventre, através da narina esquerda.
  • Retenha o ar.
  • Feche agora a narina esquerda com os dedos da mão direita e levante o polegar abrindo a narina direita. Expire pela narina direita.
  • Descanse um pouco sem respirar, depois, inverta o pro­cesso.
  • Inspire o ar pela narina direita.
  • Sustenha a respiração.
  • Expire o ar pela narina esquerda.

Repita o exercício dez vezes alternando as narinas (as duas narinas contam como uma repetição).

Aqueles que praticaram esta técnica relataram sensações físicas bizarras em sua consequência: uma sensação de cal­ma depois de executadas vinte ou trinta repetições. A sensa­ção de que o ar que passava através de uma narina era ora mais frio ora mais quente que o ar que passava através da outra narina. A diferença entre o cheiro do ar conforme a narina. Uma vibração física que começa pela cabeça e atra­vessa todo o corpo como uma onda, fazendo em seguida o trajeto inverso, provocando uma reação quase sexual à sua passagem.

Continue a praticar a técnica Yin/Yang até se sentir à vontade com este método e com as sensações que provoca. Depois avance para a próxima técnica chamada Respiração Profunda.

 

A técnica de respiração profunda

 

A respiração profunda ou total é exatamente o que o seu nome implica. Trata-se de uma técnica de respiração que, se devidamente executada, encherá completamente os seus pulmões, proporcionando o volume máximo de oxigénio e de energia Chi que pode suportar. Contudo, esta técnica respiratória só por si não garante uma absorção máxima de energia Chi. Serão discutidas técnicas para este fim mais à frente.

Pratiquemos agora a respiração profunda.

  • Coloque-se de pé com as mãos nas ancas e incline-se ligeiramente para a frente.
  • Respire através de ambas as narinas e expanda o diafrag­ma tal como fez no exercício da «barriga de cerveja». Concentre-se e encha lentamente a região média dos pulmões e, por fim, a zona superior.
  • Quando tiver os pulmões cheios retenha o ar durante alguns segundos, enquanto se sentir à vontade, e depois expire na mesma direção.
  • Recue o ventre, vazando a zona inferior dos pulmões.
  • A seguir faça o mesmo para a região média.
  • Finalmente o mesmo para a parte superior.

NOTA: A Acão descrita acima tem sido realizada passo a passo, mas o leitor deve tentar realizá-la suavemente, num movimento ondulante; deve procurar uma sensação seme­lhante à de uma onda que massaje o seu corpo.

Repouse durante alguns segundos depois de cada tentati­va e, depois, repita o exercício.

Este tipo de respiração é o mais saudável que pode prati­car. Utiliza toda a capacidade dos pulmões de cada vez que é repetida, e as impurezas contidas nos pulmões são comple­tamente expelidas. Seja cuidadoso… se não esteve muito ativo fisicamente antes de praticar a respiração profunda pode sentir uma ligeira perturbação na cabeça; portanto, pro­ceda lentamente. Não se precipite e tome pleno contacto com as vantagens deste tipo de respiração; avance então para a última técnica de respiração, a respiração profunda Yin/Yang.

 

A respiração profunda Yin/Yang

 

Esta técnica é simplesmente a combinação da técnica Yin/Yang que alterna o uso das narinas com a respiração profunda. Para a praticar, basta combinar estas duas técni­cas numa só.

Como já afirmei, estes exercícios respiratórios provavel­mente são novos para si e devem ser praticados com cuida­do até que o seu corpo se ajuste à nova fonte de energia que é acessível através destes exercícios.

No entanto, este novo nível de energia não é nada com­parado com o efeito sinérgico que a combinação destas téc­nicas de respiração e de visualização irão produzir. Continue­mos e abordemos estas técnicas mentais que amplificarão grandemente a sua capacidade física e mental.

Série de Excertos  do Livro A RELAÇÃO ESPAÇO/TEMPO de Leo F. Luszia 

Revisto em 10/2021

Nota:

A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online ou a Saúde Integral.

Visite a Loja Online Sementes de Bem-Estar no seguinte link:

https://solucaoperfeita.com/lojasementesdebemestar

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Partilhar: