
Viver o Momento Presente
Estou aqui hoje para partilhar as minhas reflexões enquanto faço um treino diário organizado pela Casa Escola António Shiva. Este treino diário é seguido por um grupo de pessoas extraordinárias, cujo intuito é sentirmo-nos cada vez melhor e melhor. Nestes últimos dias temo-nos focado em viver o momento presente, o que parece a coisa mais banal da vida… Mas não é…
Viver o momento presente tem-se revelado das coisas mais difíceis de sempre. Questiono-me: quando é a única coisa que existe – o presente – qual é a dificuldade de viver este momento?? Porque é que a minha mente teima em ocupar todo o espaço, buscando coisas do passado em alguns momentos e noutros, simplesmente projetando-as no futuro?
Esta mente só conhece dois tempos – o passado e o futuro… Através do passado só me trás culpa – pelo que fiz, o que não fiz, o que devia ter feito, o que não devia ter feito, etc… e do futuro apenas me trás medo… medo que volte a fazer o que fiz, ou o que não fiz, ou o que devia fazer, ou o que não devia ter feito…
Esta mente não trás nada de novo. Junta, numa espécie de armário com pastas, divididas por categorias, todas as minhas experiências passadas. Quando algo de novo acontece, ela vai à pasta de uma categoria aparentemente semelhante e simplesmente a arquiva nessa mesma categoria – transformando o que era novo em algo já conhecido… Quando a única verdade é o novo…
No Universo tudo é novo a cada momento… Basta observar como a natureza se desenvolve e vemos que nunca nada se repete, tudo é novo e em evolução. Também nós somos sempre seres novos em evolução, mas a mente torna-nos fixos, imutáveis, sem evolução – resistentes à vida…
Quem disse que “penso logo existo” não fazia ideia de que pensar é a coisa mais destrutiva que existe para o próprio ser, e que pensar não pode ser a definição da existência… muito pelo contrário, deveria ser: quando penso não existo… porque quando penso estou a desconectar-se do momento, estou a desconectar-me de tudo o que existe…
Penso continuar a partilhar as minhas reflexões, e desde já agradeço à Casa Escola António Shiva esta oportunidade fantástica de me tornar um ser cada vez melhor, podendo contribuir para um mundo melhor, mais saudável, próspero e feliz. Obrigado.
Elisabete Milheiro
Nota:
A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online ou a Saúde Integral.
Visite a Loja Online Sementes de Bem-Estar no seguinte link:
https://solucaoperfeita.com/lojasementesdebemestar