loader image

alecrim

 

Alecrim no Jardim

Rosmarinus officinalis.

«Rosmarinus» significa «orvalho do mar», já que esta planta cresce espontaneamente em falésias junto ao mar, ao longo de toda a região mediterrânica. Apesar das diferentes formas e cores, todos os alecrins disponíveis em viveiros pertencem a uma espécie: a R. officinalis. Existem mais duas espécies, raras, a R. eriocalyx e a R. tomentosus, do Sul de Espanha e do Noroeste de África. As flores do alecrim podem apresentar diversas cores: do azul-claro ao azul-forte, violeta, malva, cor-de-rosa ou branco. O alecrim pode formar um arbusto redondo, mas também surge com forma prostrada ou colunar (nas cultivares). A maior parte dos alecrins é de folha perene, pequena, densa e estreita/linear.

Na Antiguidade, os estudantes usavam guirlandas de alecrim para aumentarem a sua concentração.

 

• Variedades: entre as variedades altas incluem-se a ‘Tuscan Blue’ sin. ‘Erectus’, com folhas grandes, a ‘Portuguese Pink’, de cheiro agradável e flores cor-de-rosa, e a ‘Sawyer’s Selection’.

De entre os arbustos com flores de um azul mais forte destacam-se: ‘Collingwood Ingram’ sin. ‘Majorca’, ‘Benenden Blue’, ‘Salem’, ‘Blue Lagoon’, ‘Severn Sea’, ‘Corsican Blue’, ‘Miss Jessup’s Upright’, com flores azul-violeta, ‘Suffolk Blue’, ‘Herb Cottage’ e ‘Gorizia’ (originária de Gorizia, no Norte de Itália).

Entre as formas arbustivas de flores cor-de-rosa incluem-se: ‘Pink’, ‘Majorca Pink’ e ‘Provence Pink’. ‘Wendy’s White’ sin. ‘Upright White’, ‘Sissinghurst White’ sin. ‘Albus’ e ‘Nancy Howard’ são formas de flor branca.

Entre as formas semiprostradas, ideais para cobrir muros ou paredes, incluem-se: lockwood de Forest’, de folhas brilhantes e flores azul-médias, ‘Fota Blue’, ‘Mason’s Finest’, com folhas muito finas, ‘Prostratus’, ‘Santa Barbara’ e ‘Huntington Carpet’, com flores azul-céu, e a bonita ‘Shimmering Stars’, com botões rosa e flores azuis.

Entre as formas de folhas multicoloridas por vezes disponíveis nos viveiros incluem-se: ‘Genges Gold’, ‘Gilded’ sin. ‘Aureus’ e ‘Silver Spires’. As variedades ‘Arp’, ‘Severn Sea’ e ‘Madeleine Hill’ sin. ‘Hill Hardy’ são mais resistentes ao frio do que a grande maioria.

 

portal dourado

  • Onde cultivar: esta planta requer exposição solar total e excelente drenagem. O alecrim é tolerante a solos de pH moderadamente ácido até moderadamente alcalino, apesar de estes últimos permitirem crescimento mais compacto e fragrância mais intensa. Em áreas mais frias, cultive a planta em vasos no exterior e leve-os para a estufa no Inverno. O alecrim é ideal para jardins à beira-mar.
  • Propagação: por estacas de ponta de caule retiradas no princípio do Outono ou da Primavera. As sementes de alecrim germinam mal e nem sempre são fiéis à sua variedade.
  • Cuidados: a poda ligeira regular ajuda a dar forma às plantas. Os arbustos reagem bem a podas de formação e suportam a topiaria. O mulch deve ser o adequado (o orgânico pode reter demasiada humidade perto do caule principal e da folhagem mais baixa, encorajando uma série de podridões por fungos). Por esta razão, cascalho, areia grossa ou seixo rolado constituem revestimentos mais apropriados para o alecrim.
  • Pragas e doenças: o alecrim envasado com regas excessivas está muito sujeito a podridão radicular, que pode provocar cor castanha nas pontas das folhas. Vasos de argila porosa são preferíveis aos de plástico, pois permitem a drenagem adequada. As podas ligeiras proporcionam bom arejamento da folhagem e previnem as murchas causadas por fungos. Os ácaros, a mosca-branca e as cochonilhas são problemas associados à permanência excessiva das plantas em estufa no Inverno.
  • Colheita e conservação: em climas mais temperados, apanhe ramos de alecrim em qualquer altura do ano e seque-os ao ar num local arejado. Quando totalmente secos, retire todas as folhas dos caules e guarde-as em recipientes de vidro herméticos. A colheita maior deve ser feita antes da floração. Apanhe as flores frescas para usar na cozinha.

O alecrim prostrado é ideal para cestos suspensos.

 
Fonte: O GRANDE LIVRO DAS PLANTAS editora Selecções

 

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Partilhar: