
Insuficiência de iodo em grávidas prejudica desenvolvimento neurológico do bebé
Uma nova pesquisa realizada na Suécia revelou que mulheres grávidas consumiam níveis insuficientes de iodo nas suas dietas.
O adequado aporte nutricional de iodo é necessário para o desenvolvimento neurológico do feto.
O iodo é um elemento que conhecidamente está envolvido na produção de hormonas da tiróide, mas ele é útil em muitas partes do metabolismo humano…
Tanto que as mulheres grávidas e aquelas que amamentam precisam de cerca de 50% a mais de iodo na dieta. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda uma ingestão de iodo diária total de 250 µgr para as mulheres grávidas e aquelas que amamentam.
A evidência médica confirma que a carência moderada ou desmedida de iodo durante a gravidez e/ou amamentação pode prejudicar o desenvolvimento neurológico do bebé.
“A OMS sugere que cada país avalie cada cinco anos o nível de iodo na população”, explica a autora principal do estudo, Dra. Michaela Granfors do Hospital Universitário em Uppsala, na Suécia. “Uma investigação recente realizada na Europa indicou que o nível de iodo durante a gravidez era adequado em apenas um terço da população de mulheres grávidas examinadas.
O nosso estudo transversal incluiu 459 mulheres grávidas, não fumadoras, pertencentes a duas áreas da Suécia. As participantes estavam livres de doenças da tireoide e diabetes. Para determinar os níveis de iodo a equipe da pesquisa coletou amostras de urina no terceiro trimestre de gravidez.
Os resultados publicados mostram que a concentração média de iodo na urina (UTI) no grupo de estudo foi de 98 ug / L, o que é muito menos do que os níveis mínimos recomendados de 150 ug / L.
Nas conclusões do trabalho a Dra. Granfors ela informa: “A nossa pesquisa revela uma ingestão de iodo insuficiente entre a população de mulheres estudadas e destaca a necessidade de intervenções específicas para otimizar o aporte nutricional de iodo durante a gravidez.”
Por Michaela Granfors et all *
Em 26 de agosto de 2015
Tradução Fernando Trucco **
(*) Fonte: A matéria acima foi editada a partir de informações fornecidas pela Science Daily, agosto 26, 2015. Iodine deficiency in a study population of pregnant women in Sweden.Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica, 2015; DOI: 10.1111/aogs.12713.
Por: Michaela Granfors, Maria Andersson, Sara Stinca, Helena Åkerud, Alkistis Skalkidou, Inger Sundström Poromaa, Anna-Karin Wikström, Helena Filipsson Nyström.
(**) Fernando Trucco, Professional Translations. Reprodução permitida, desde que citada a fonte e o tradutor.
Fonte: https://solucaoperfeita.com/magnesio/insuficiencia-de-iodo-em-gravidas/
Nota:
A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online ou a Saúde Integral.
Pode adquirir Tintura de Noz Negra na Loja Online Sementes de Bem-Estar no seguinte link: